quinta-feira, 28 de março de 2013

LIMITE DE ALUNOS POR TURMA: BOM PARA O ALUNO E PARA O PROFESSOR.

Publicado em 16/07/2012

Meu Irmão, Minha irmã,
Há anos, educadores de todo o Brasil debatem a limitação do número de alunos em sala de aula.
A cada ano, este debate tem se tornado mais necessário pelo crescente número de alunos matriculados e o estagnado número de docentes nas escolas públicas brasileiras, haja vista que a contratação de novos professores, quando ocorre, é para repor o quadro, e não para ampliá-lo.
Acontece que a situação já atingiu o nível do intolerável, do insuportável. Professores adoecendo por conta do desgaste físico e vocal provocado por turmas enormes; alunos sem aprender efetivamente pela falta de acompanhamento mais individual do professor; turmas lotadas cujas salas sequer as comportam, tendo de ter alunos com cadeiras no corredor; e por aí vai.
Aliás, cabe destacar que esta é uma situação constatada também nas universidades públicas brasileiras, cuja expansão feita por meio do REUNI promove o mesmo desastre que a expansão do ensino público fundamental e secundário: amplia-se a quantidade em detrimento da qualidade; um crescimento quantitativo que, pela forma mal feita e desinteressada com que é feito, acarreta em um déficit qualitativo.
Por esta razão, somo-me aos educadores que defendem que o número de alunos em sala de aula deve ser limitado, a fim de que a qualidade do ensino não se perca e que a saúde vocal e física dos professores não seja consumida por esforços excessivos.
Desta forma, abraço a proposta do Sindicato dos Professores do estado do Rio Grande do Sul – SINPRO/RS, publicada no site http://www.limitedealunosporturma.com.br/ e formalizada em reivindicação nas negociações coletivas com outras entidades sindicais, que estipula os seguintes parâmetros com os limites de alunos por turma para cada etapa educacional:

I - EDUCAÇÃO BÁSICA
a) Educação infantil:
1.       0 a 2 anos: 7 alunos;
2.       3 a 4 anos: 15 alunos;

b) Ensino Fundamental:
1.       1º ao 5º ano (anos iniciais): 25 alunos;
2.       6º ao 9º ano (anos finais): 30 alunos;

c) Ensino Médio: 40 alunos;

II - EDUCAÇÃO SUPERIOR: 50 alunos.

Quem quer qualidade na Educação é a favor da limitação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. É com muita alegria que o recebemos, antecipadamente gratos pela sua atenção para conosco.
Comentários anônimos, contudo, serão deletados, pois o mínimo que uma pessoa deve fazer é assumir o que escreve.
Grato,
Prof. Washington Reis.